Você já deve ter visto, na maioria dos blogs, posts com links que direcionam o leitor para páginas tanto internas quanto externas àquele blog. Quem está habituado com SEO logo reconhece esse links como uma estratégia de link building, que por sua vez divide-se em links internos e links externos. No post de hoje, falarei sobre os links internos, assunto também tratado neste outro post de nosso blog, e por que eles são tão importantes para o seu site.
Linkar internamente: que diferença faz?
Em primeiro lugar, os links internos são importantes porque ajudam a otimizar páginas diferentes em um único domínio e possibilitam a distribuição da autoridade entre essas páginas. De maneira secundária, esses links, quando aliados a um excelente conteúdo, permitem uma navegação completa para o usuário final e ainda tendem a diminuir a taxa de rejeição.
Como fazer uma boa linkagem interna?
O primeiro passo para otimizar boas páginas é, obviamente, saber escolher boas páginas. Além disso, alguns critérios essenciais para uma boa linkagem são: uma boa âncora para o link, a relação entre essa âncora, o post que contém o link e o post linkado e, é claro, a boa experiência do usuário. Uma dica para escolher uma boa âncora é pensar na forma como as pessoas estão procurando aquele assunto no Google e em que quantidade. Uma ótima ferramenta para escolher as âncoras mais buscadas é o Keyword Planner.
O usuário é sempre mais importante!
O erro comum de quem faz linkagens a esmo, tanto internas quanto externas, é linkar sem avaliar o que é relevante para o usuário final. Não é difícil perceber que muitos links em um post incomodam e atrapalham a experiência de navegação de quem está lendo, o que pode resultar em um grande índice de rejeição. É preciso pensar que, para o usuário final, oferecer uma experiência completa dentro do blog também envolve oferecer outros conteúdos que complementem a leitura principal. Saber sua qualidade e relevância para as outras pessoas permitirá que você desenvolva uma estratégia de autoridade com excelência.
Quando um link interno é clicado, o Google entende que o usuário está navegando pelo blog, o que gera credibilidade na avaliação do algoritmo, além de aumentar a audiência em um post que pode não ter tido tantos acessos em um primeiro momento.
Em relação ao usuário, não é preciso pensar muito para concluir que uma boa experiência de navegação o fidelizará, o fará voltar para seu site outras vezes e gerará mais compartilhamentos.
Boas linkagens e até o próximo post!
